Planet Bio


Curiosidade sobre Microbiologia

* O maior ser vivo do planeta *

Você sabia que o maior ser vivo do planeta é um fungo conhecido popularmente como “cogumelo-do-mel”? Ele pertence à espécie Armillaria ostryae, possui cerca de 8,8 milhões de metros quadrados e localiza-se na parte subterrânea de uma floresta em Oregon (Estados Unidos da América). Estima-se que tenha mais de 2,4 mil anos de idade.


Curiosidade sobre Genética

* Os transgênicos são cancerígenos *

Os pesquisadores de transgênicos ainda não chegaram a um consenso sobre os benefícios e prejuízos que esses alimentos podem trazer ao homem. Os alimentos transgênicos são produzidos a partir de sementes geneticamente modificadas, ou seja, o DNA das células desses alimentos é alterado.

Os alimentos transgênicos têm entrado no mercado por causa de sua alta produtividade e preço reduzido. No entanto, alguns pesquisadores afirmam que esse tipo de produto  é prejudicial à saúde, inclusive com potencial cancerígeno.

Recentemente, um estudo britânico mostrou que os transgênicos também se mostram prejudiciais ao meio ambiente.

Ainda faltam estudos para classificar os efeitos nocivos dos alimentos transgênicos, mas a certeza é que não existem referências ou avaliações nutricionais e toxicológicas sobre esses produtos.




Curiosidade sobre Sistemática Vegetal


* A Amazônia não é o pulmão do mundo *

A Amazônia recebeu o título de "pulmão do mundo" injustamente. Somadas, as espécies de algas marinhas e de água doce produzem 55% do oxigênio do planeta. É claro que as florestas dão uma grande ajuda, mas boa parte do gás é consumida por lá mesmo, na respiração e na decomposição de animais e plantas. Já as algas, para nossa sorte, fabricam muito mais oxigênio do que precisam. "O excesso de gás liberado na água passa para a atmosfera e fica disponível para os outros seres vivos", afirma a bióloga Mutue Toyota Fujii, do Instituto de Botânica de São Paulo. As algas ainda levam a vantagem de ocupar uma área bem maior que as árvores. "Afinal, 70% do planeta é coberto de água e todos os oceanos são habitados por algas microscópicas produtoras de oxigênio", diz outra bióloga, Estela Maria Plastino, da Universidade de São Paulo (USP).
A verdade é que o ser humano tem uma dívida grande com esses vegetais aquáticos. "As espécies mais simples, as algas azuis, lançaram oxigênio na atmosfera primitiva da Terra há 3,5 bilhões de anos. Se isso não tivesse acontecido, plantas e animais nunca teriam surgido", afirma Estela.
Fábricas de ar:
Origem - Bosques e florestas
% Produzida - 24,9%
Origem - Estepes, campos e pastos
% Produzida - 9,1%
Origem - Áreas cultivadas
% Produzida - 8,0%
Origem - Regiões desérticas
% Produzida - 3,0%
Origem - Árvores (total)
% Produzida - 45%
Origem - Algas marinhas
% Produzida - 54,7%
Origem - Algas de água doce
% Produzida - 0,3%
Origem - Algas (total)
% Produzida - 55%


Curiosidade sobre Biofísica

* Biofísica da Respiração: Saiba o que é “O Mal das Montanhas” *

O mal das montanhas, também conhecida como doença das alturas ou mal agudo de montanha, é um problema causado pela escassez de oxigênio nas grandes altitudes, impossibilitando que o organismo capte o oxigênio necessário para suprir suas necessidades básicas, o que acaba resultando em uma série de efeitos no organismo.
Esta afecção resulta da falta de aclimatação e acomete uma porcentagem grande de montanhistas, e quando não é tratado, pode levar ao edema pulmonar ou cerebral, podendo evoluir para óbito. Os primeiros sinais clínicos manifestam-se dentro de 4 a 8 horas antes atingir altitudes superiores a 3.500 metros, no entanto, pode aparecer em altitudes inferiores, variando de acordo com o organismo de cada pessoa.
As altitudes responsáveis por levar a problemas, dividem-se em três categorias:
  • Moderadas: entre 2.400 a 3.600 metros;
  • Altas: entre 3.600 a 5.400 metros;
  • Extremas: superior a 5.400 metros.
O mal das montanhas agudo acomete indivíduos que moram ao nível do mar e que sobem a uma altitude moderada, em 1 a 2 dias. Isto resulta na falta de ar, aumento do ritmo cardíaco e consequente cansaço. Aproximadamente 20% dos indivíduos sentem dores de cabeça, náuseas, vômitos e insônia. O extenuante exercício físico leva a uma piora dos sintomas. A maior parte das pessoas recupera-se dentro de poucos dias. Esta perturbação tem uma maior prevalência entre os jovens, do que entre as pessoas mais velhas.
Por conseguinte ao mal das alturas agudo, pode surgir o edema pulmonar das alturas. O risco de desenvolver esta afecção é maior entre as pessoas que habitam elevadas altitudes, especialmente crianças, após retornarem para casa depois de passar um período de 7 a 10 dias em regiões situadas ao nível do mar. Os indivíduos que já apresentaram este problema anteriormente possuem maior probabilidade de sofre novamente, e até uma rápida infecção respiratória, como uma constipação, eleva esse risco. Este tipo de afecção costuma acometer mais mulheres do que homens, ocorrendo, comumente, dentro de 24 a 96 horas após a subida, quase nunca a uma altura abaixo de 2.700 metros.


Curiosidade sobre Bioquímica

* Como foi descoberta a produção artificial de compostos orgânicos *

No século XVIII, a Química Orgânica foi descrita como a química dos compostos encontrados nos seres vivos, enquanto a Química Inorgânica seria a ciência dos compostos presentes no reino mineral. Assim, em 1807, Jons Jakob Berzelius, propôs a teoria da força vital  (ou Vitalismo), propondo que apenas os seres vivos seriam capazes de produzir substâncias orgânicas, de modo que tais substâncias jamais poderiam ser sintetizadas, ou seja, produzidas artificialmente.
No entanto, em 1828, o químico alemão Fredrich Wohler conseguiu sintetizar a ureia (composto orgânico presente na urina e no suor de animais), a partir do aquecimento de um composto inorgânico, o cianeto de amônio. Essa reação endotérmica  ficou conhecida como a síntese de Wöhler.



Ao realizar tal reação, não era o intuito de Wöhler produzir a ureia. O que ele queria, realmente, era produzir cianato de amônio [NH4(CNO)], utilizando, para isso, o cianato de chumbo [Pb(CNO)2], o hidróxido de amônia (NH4OH) e calor. Depois de obter o cianato de amônio, que também foi submetido ao calor, Wöhler percebeu que havia produzido uma substância muito diferente daquilo que previa, e, ao analisá-la, descobriu que se tratava da ureia, igual àquela isolada da urina anteriormente.
A síntese de Wöhler é um divisor de águas na história da Química. A partir dessa reação, chegou-se à conclusão de que não só os organismos vivos seriam capazes de produzir os compostos orgânicos, o que deu início à queda da teoria da força vital. Com isso, a Química Orgânica foi definida como a área da Química que estuda os compostos de carbono com propriedades características.
Depois da síntese da ureia, que imortalizou Fredrich Wöhler, a produção artificial de compostos orgânicos cresceu exponencialmente, fazendo da Química Orgânica, o campo mais estudado da Química. Atualmente, são conhecidos cerca de 7 milhões de compostos orgânicos, ao passo que, antes da descoberta de Wöhler, tinha-se relatos apenas de 12 mil.



Curiosidade sobre Histologia e Embriologia

* A menor mãe do mundo *


Conheça a saga de Cristianne Ray, de 20 anos. Com apenas 84cm de altura, ela surpreendeu médicos especialistas ao se tornar a menor mulher a dar à luz.

Os médicos temeram pela vida de Cristianne ao saber de sua gravidez não planejada, mas ela estava determinada a ter o bebê. Contra todos os prognósticos, ela hoje segura sua filha nos braços. Pai orgulhoso, Jeremy Bowden tem 1,95m, e o bebê, Kyrsten, nasceu com pouco mais de dois quilos e 35 centímetros. Depois de vencer esta difícil etapa, Cristianne e seu noivo Jeremy estão determinados a oferecer o melhor para sua filha.

Cristianne sofre de uma rara condição óssea. Seus ossos não cresceram totalmente até a idade adulta. Apesar de ter músculos e órgãos de tamanho normal, eles estão compactados em um espaço pequeno. A gravidez de Cristianne foi única, não existem outros casos similares. Se a bebê tivesse crescido para cima em seu útero, teria esmagado seu coração e pulmões. E a mãe precisava manter a gravidez por no mínimo 30 semanas para que a menina tivesse alguma chance de sobreviver fora do útero.

Cristianne mora com seus pais e seu noivo em Seattle, no estado de Washington. O programa acompanha o grande desafio da maternidade, desde as dificuldades diárias de alguém de seu tamanho para cuidar de um bebê até as pressões de ser mãe com apenas 20 anos.

A vida diária é difícil para Cristinanne. Tarefas simples, como trocar fraldas, dar banho e brincar com sua filha, tornam-se complicadas. Quando a família sai, ela ainda enfrenta os olhares e comentários das pessoas.

A família também precisa tomar cuidados especiais com Kyrsten, que nasceu prematura e com fenda palatina. Ela herdou a condição óssea de sua mãe, mas ninguém sabe até que ponto. A família consulta médicos para ter uma ideia melhor do que o futuro lhes reserva. Como isso afetará sua saúde e como será seu futuro?

A história de Cristianne e Jeremy estampou as manchetes dos jornais, e na internet, eles encontraram comentários do público em geral – e algumas pessoas acreditam que o que eles estão fazendo é condenável. Alguns até sugerem que a criança deveria ser sacrificada. Cristianne quer provar que estas pessoas estão erradas: ela dirige, pratica boliche para ficar em forma e até escolhe um vestido de casamento. Seu maior desejo é levar uma vida normal e independente, para ela e sua família.


0 comentários:

Postar um comentário